quarta-feira, 22 de abril de 2009

23° dia: A festa de despedida!

Não está sendo uma tarefa fácil me sentar aqui para tentar descrever a festa! Eu não poderia imaginar que tudo alí seria tão intenso e emocionante quanto foi, por mais detalhista que eu seja, jamais encontrarei palavras reais ou significados para o dia 19/04/2009. O domingo começou tranquilo, eu não posso dizer que estava descansado, passei a noite preparando algumas coisas de última hora na companhia de meu fiel Minduim (um grande amigo), cozinhamos tortas e como de costumes trocamos informações músicais. Eu estava excitado e um pouco apreensivo; será que os convidados vão aparecer? Era a questão freqüênte em minha cabeça. ¨
Ao longo do dia as pessoas foram chegando, tivemos a sorte de realizar a festa no mesmo dia de um concurso público, mas isso não tirou o brilho do que estava para se tornar um dia inesquecivel. O salão estava lindo, completamente decorado em vermelho e branco (cores da bandeira austriaca), tive essa linda surpresa, realizada por minhas queridas Gergy e Flávia. Enquanto eu preparava algumas músicas para a sonorização da festa, mais convidados chegavam com seus abraços apertados e desejos de boa partida! Alguns amigos me surpreenderam com sua ida, o que me deixou ainda mais realizado! Apesar de outros não poderem estar presentes, eu não deveria ficar triste. Afinal ainda temos algum tempo para nos despedir de vez!

Quero aproveitar para agradecer a presença de todos, foi tudo muito especial! Jamais vou esquecer! No final da tarde já tinhamos nossa festa repleta, o clima estava bastante agradável e o por do sol iluminou de maneira especial o salão, dançamos, comemos e nos divertimos. Era complicado dividir a atenção entre todos, confesso que fiquei perdido, o celular não parava de tocar e alguns estavam (realmente), perdidos pelo caminho. Gostaria de ter aproveitado ao maximo cada um!

A noite chegou, e com ela as homenagens, muitas surpresas nos aguardavam, foi o momento mais intenso de toda a festa, minha querida amiga Rebeka nos agraciou com seu violino, eu fiz apenas uma base no violão para acompanha-la, tocamos 'Trust' (sixpence None the Richer), momento belissimo, regado de algumas lagrimas e vozes ao fundo. Em seguida foram abertas as oportunidades, a todos que quisessem dizer algo; eu não poderia imaginar que haveriam mais surpresas, foi ai que Rejane, Dayse e Kelly, balancaram toda a festa com um video extremamente emocionante sobre a jornada de nossa amizade, são sete anos, e durante uns dez minutos conseguiram comover a todos, eu não sei como agradece-las! Foi o ponto alto daquele dia!
Apesar de não estar triste, lagrimas vieram ao meu rosto, pela primeira vez em vinte e três dia desde a notícia, eu não havia parado pra pensar na falta que essas pessosas faram. Não estou acostumado a estar só, como minha mãe disse pouco depois; "vocês estão sempre lá em casa", ainda estou processando isso.

Depois de alguns depoimentos bastante comoventes, vimos alguns videos com declarações filmadas ali mesmo, durante o dia! Ontem eu rê-vi o video, é impossível não embargar-se. Em pouco tempo as lagrimas deram lugar a música, era hora de celebrar a conquista, dançamos e rimos, nos abraçamos, e comemos (ainda mais), a festa estava quase no fim! Tiramos muitas fotos e aproveitamos a presença de cada um no pouco tempo que nos restava, apesar de cansado, eu não poderia estar mais feliz. Foi lindo ter todos os meus amigos reunidos no mesmo lugar, eu só posso agradecer por ser tão sortudo e devo me esforçar muito nessa aventura chamada Áustria.
Em casa a animação nao foi desfeita, Rejane e Minduim passaram a noite comigo, rimos até as quatro da manhã, dançamos pela sala e por fim exaustos adormecemos! Aconteceu, a festa foi um sucesso, graças a todos vocês que foram, obrigado de todo o meu coração, e aos que gostariam de ter ido mas não foi possível, eu agradeço da mesma forma! Eu sei que não fui excelente na descrição, mas por hoje é o que eu consigo dizer! Obrigado por acompanhar esse blog!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"... Há lugares dos quais vou me lembrar..."


Apesar da minha festa de despedida ter sido domingo passado, eu ainda não tenho palavras dignas para descreve-la aqui! Talvez mais tarde eu consiga relatar fielmente tudo o que aconteceu! Mas por hora, vou deixa los na companhia de quatro caras que fazem parte da (trilha sonora), minha vida! "In my life", é uma canção dos Beatles gravada em meados de 1964, posso dizer que é uma das favoritas, e a letra tem tudo a ver com o momento em questão!

"...Embora eu saiba que eu nunca vou perder o afeto por pessoas e coisas que vieram antes, Eu sei que com freqüência eu vou parar e pensar nelas..."
Diz um trecho da canção.

Beatles - In my life
There are places I remember
All my life though some have changed
Some forever not for better
Some have gone and some remain
All these places have their moments
With lovers and friends I still can recall
Some are dead and some are living
In my life I've loved them all
But of all these friends and lovers
There is no one compared with you
And these memories lose their meaning
When I think of love as something new
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before
I know I'll often stop and think about them
In my life I love you more
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before
I know I'll often stop and think about them
In my life I love you more
In my life I love you more...



segunda-feira, 13 de abril de 2009

12° dia: As últimas coisas!


Essa talvez seja a minha última semana no Brasil, as coisas estão acontecendo muito rápido desde o grande dia, parece que foi ontem que recebi a noticia! Estamos com tudo encaminhado, quarta feira passo pela entrevista para o passaporte, e domingo acontece a esperada festa de despedida, depois disso é trancar as malas e partir! Como haveria de ser, tenho a estranha sensação de que tudo o que eu faço, talvez seja pela última vez; eu sei que um dia estarei de volta, ainda assim não consigo ficar tranquilo, estou desmontando meu quarto, minha casa, recebendo cartas e presentes de alguns amigos, de repente tudo tem um grande significado!

Fui a locadora de filmes e aluguei alguns dvds; A outra, com scarlett Johansson, Principe Cáspian e A noviça Rebelde.

Há tempos estou tentando ver esses filmes, como todo mundo sabe eu sou apaixonado por Scarllet e as cronicas de Nárnia, a noviça eu já tinha assistido, mas decidi ver com outros olhos, afinal foi filmado na Áustria! passei por bons momentos durante o feriado, recebi alguns amigos, coversamos, nos despedimos, trocamos lembranças e presentes (tá, eu ganhei presentes), e estou mergulhado de vez no universo de Adriana Falcão, lendo A maquina, e ouvindo MGMT dia e noite!

O sabado a noite foi um pouco difícil, fiquei algum tempo sozinho e envolvido por uma sútil melancolia, passeando por Adele e Maria Rita a noite foi longa, separei alguns itens indispensaveis á minha mala, o Mágico de Oz e Alice levarei comigo, são livros que me ensinaram coisas importantes e refletem em muito do que sou hoje! Com o intuito de distrair a mente, terminei a noite entregue as tirinhas de Charles Schulz, impossível não se distrair, posso parecer bobo, mas minha infância está bastante presente, nas pequenas visualidades que me encontro.

O domingo foi um dia para a familia, fui visitar minha tia que a poucos dias teve mais um bebê, Leticia chegou para a nossa alegria! Está perfeita e saudável. Há muito tempo estive na casa de minha Avó, como as coisas mudaram, a casa cresceu; o lugar onde seria construido um playground deu espaço a plantação de milho, mas as árvores continuam lá, bons momentos ali, muitas saudades!

Eu corro o risco de parecer egoista, mas será tão ruim assim, eu não conseguir ficar verdadeiramente triste? Apesar de estar deixando tudo o que eu amo e mais prezo aqui, meu coração insiste em regozijar se. Pessoas já estão chorando e isso dói, mas devo ser forte. Belas coisas estão para acontecer.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

7° dia: as compras!


Se o segundo dia foi bom, imaginem o sétimo! Ontem fui as compras com minha mãe, passamos um bom tempo juntos, e quase sem querer vivemos esses instantes com toda intensidade, afinal, estão com os dias contados, eu sei que nem tudo são flores, e que a verdadeira dor da distância e a falta que faremos um ao outro vai se intensificar, mas por enquanto vamos nos concentrar no que temos. Escolher peças de frio nunca foi tão divertido, eu não gosto muito de sair para comprar roupas, mas dessa vez foi diferente afinal estou renovando meu guarda-roupas para uma vida completamente nova, quero começar do zero, então fizemos um limpa em lojas diversas, por mais que eu não quisesse gastar demais (preciso chegar bem e estabilizado na Europa), minha mãe insistia que todo o gasto é pouco e por vezes me aparecia com mais uma peça de roupa nas mãos! Eu comprei casacos de frio, calças, camisetas e acessórios, não quero carregar muitas malas, afinal passo por três lugares (São Paulo, Portugal e finalmente Viena!), até desembarcar no meu destino.

Começar a vida em outro país, é bastante excitante, pretendo comprar tudo por lá, poucas coisas serão levadas, além das roupas e objetos pessoais, fotos, alguns cds e coisas que representam pessoas especiais.

Pela manha, estive na faculdade, decidi concluir o meu último trabalho, há algumas semanas estavamos apresentando memoriais visuais, com a proposta de cada aluno levar a sala de aula seus objetos, imagens, coisas que o marcaram/marcam até os dias de hoje, e o que teria influênciado a escolha pelo curso de artes. Minha apresentação já estava marcada, afinal há um mês eu não poderia imaginar essa grande mudança! Comecei meu discursso apresentando essa foto que você vê acima. Em 1994, concluindo a primeira fase da educação, conheci meu grande amigo Phelipe Mozart, quem diria que estariamos juntos hoje, passando pela mesma experiência (pra quem lão leu, Phelipe também foi aprovado!), após desenvolver toda a minha pesquisa visual, contei a meus colegas o que havia acontecido a uma semana! As reações foram as mais diversas possíveis, algumas lagrimas, aplausos, abraços e desejos de boa sorte! Tenho todo apoio da minha faculdade (Dulcina de Moraes, FADM), afinal, meu intuito é continuar minha pesquisa em arte educação, mesmo na Europa.

Pra quem estiver curioso, o nome da escola era mesmo, "Sossego da mamãe". Por aqui a intensidade continua a mesma, essa semana estou planejando a grande festa de despedida, em breve falo sobre esse assunto! Obrigado a todos que estão acompanhando esse blog.

Renato Diego.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

2° Dia: a ficha caiu?



No dia seguinte a grande noticia, não foi possível definir o que eu realmente sentia. É obvio que eu não dormi durante toda a noite, o medo e a excitação de que a partir dalí minha vida não seria mais a mesma, me levou a refletir sobre quem eu sou e o que desejo. Para alguns, mudar de país, deixando amigos, familia, estabilidade e o curso superior faltando apenas dois meses para o término, talvez não seja lá grande coisa, mas não é isso o que eu penso! Tudo o que eu sei sobre mim até hoje, meus planos e aspirações passaram como um filme em minha mente, o estranho é que por vezes eu esqueço que o protagonista sou eu!

Sabe aquele tipo de coisa que só acontece na vida dos outros, e você pensa; "Nunca vou viver isso!" Quando finalmente acontece, fica difícil não transbordar de medo e esperança. O 2° dia pode ser o melhor, é a hora certa para contar a moça da padaria, trancar a faculdade, criar um blog e fazer listinhas; de coisas para levar e outras para se desfazer. Após retornar ao meu corpo, decidi aprontar alguns documentos referentes a viagem, quem já tirou passaporte sabe como é complicado conseguir toda a documentação, e o trabalho que dá. Conversei com alguns amigos e recebi muitas ligações (eu não imaginava ser tão querido, agradeço a todos!), depois de agendado a entrevista para o passaporte, eu respirei aliviado, todos os documentos estavam prontos, agora é só preparar as malas e esperar o dia da viagem!

Se a ficha caiu no segundo dia? Acho que sim, eu estava muito feliz, o 1° de abril havia passado, e eu ainda tinha uma bolsa de estudos na Europa! É uma loucura imaginar que semana que vem não estarei mais aqui, longe de tudo o que eu tenho, para uma vida completamente nova, o fato de não conhecer nada e ninguém na Áustria ainda me assusta um pouco, mas ao mesmo tempo de excita.

Sobre a foto, estava salvando uns arquivos para levar, quando encontrei essa montagem péssima perdida por ai, esse foi o registro das minhas primeiras aulas de clássico, eu era apenas um garoto, Jamais imaginei.

sábado, 4 de abril de 2009

Polina Semionova, Inspiração!

Muitas vezes vi esse video, mas ainda me lembro da primeira! Foi quando decidi que Ballet era o que eu realmente queria por toda a vida! Gostaria de compartilhar com vocês.

*Caso queira parar a música de fundo do blog, basta descer a barra de rolagem e pausar a Mix Tape

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O primeiro dia: a noticia!


Há um mês recebi uma mensagem que mudaria minha vida! Fui avisado que duas vagas para bailarinos brasileiros estavam disponiveis em um conservatorio de dança na Áustria. Apesar de ter alguns amigos por lá, jamais poderia imaginar o que estaria para me acontecer, decidi aceitar o desafio e propus ao meu grande amigo Phelipe que tentassemos a sorte, apesar de desejarmos ardentemente essa oportunidade a realidade falava mais alto, não seria façil, mas o desejo de conseguir realizar este sonho nos impulsionou. Fizemos muitas fotos, e começamos a nos dedicar muito as aulas de ballet, estavamos parados por um tempo, de férias, eu ainda não tinha voltado ao Ballet Brazil onde danço a dois anos, e Phelipe estava a pouco mais de um ano sem dançar. Talvez não fosse o melhor momento para fazer as fotos, quem sabe esse tenha sido o fator pricipal para manter nossos pés no chão, sabemos que a dança exige muito e que o profissionalismo não chega com facilidade. Enviamos as primeiras fotos e fomos orientados a fazer tudo novamente, nesse dia as emoções não foram faceis de suportar, confesso que desabei dentro do meu quarto, mas a vontade de conseguir era mais forte, e no dia seguinte estavamos novamente na academia cedida gentilmente por Noara Beltrami, antiga professora. Apesar da dificuldade em encontrar tempo para nos dedicar a esse estágio da avaliação, conseguimos enviar as fotos e Curriculos traduzidos por grandes amigos que não mediram esforços a nos ajudar, serei eternamente grato. Depois de prontos, fotos e curriculos foram enviados, a Tensão tomou conta de mim por três infinitos dias, durante esse período de espera não conseguia abrir minha caixa de e-mail, talvez por medo do fracasso, ou quem sabe do sucesso, não saber a resposta era a maneira de manter o sofrimento de um possível NÃO mais distante, pelo menos por um tempo.
No terceiro dia decidi checar o e-mail, mas nada havia ali, então optei por relaxar e esquecer esse assunto, fato quase impossivel, levantei cedo e fui para a faculdade como de costume, na aula de gravura eu trabalhava tranquilo, até meu telefone tocar; Era minha mãe, e tudo o que ela pode dizer foi: Vocês conseguiram! Vocês conseguiram! Provavelmente falou outras coisas, mas eu já estava fora de mim, por um segundo o mundo parou de girar e faltou ar no meu peito, meus olhos estavam humidos e a sensação de conquista raramente sentida, tomou conta de todo o meu corpo que instantâneamente reagiu com o tremor.
Desde então é comum me ver saltitando pelas ruas, sorrindo para os cachorros e cantando a plenos pulmões! Contei a boa nova ao Phelipe e a todos os amigos mais proximos, em casa minha mãe me esperava com todas as informações e documentos necessarios, o sonho estava garantido. Hoje é o terceiro dia, e somente agora consegui parar para escrever, quero relatar aqui, sempre que possível, os passos dessa conquista, tentarei atualizar este blog sempre que surgir algo novo, ainda não deixamos o país, o que acontecerá em breve! Deseje nos sorte e acompanhe a nossa trajetória!
PS: Na foto, algumas que foram enviadas! O nome do blog, ainda está em adaptação, estou usando a sujestão do meu querido Juca of Clay, 'Im ausland Tanzen', pode ser entendido como 'estou dançando lá fora'. Pelo fato do Alemão ser a lingua oficial do país onde em breve viverei!
Renato Diego